Como o próprio nome diz, a Maca Peruana vem da Cordilheira dos Andes, no Peru. Ela é cultivada em altitudes muito elevadas, entre 4.000 e 4.500 metros. É uma planta que podemos aproveitar a raiz dela – como se fosse um nabo enterrado na terra -, pois propicia enormes benefícios. Ela é rica em zinco, magnésio, cobre, selênio, tem alguns aminoácidos bastante interessantes para a saúde (como a lisina e a arginina), possui alguns óleos essenciais muito bons, e tem fitoquímicos e fitoesteróis que são importantes como oxidantes para a saúde.
A Maca Peruana é muito estudada, e muito usada, na menopausa. A mulher quando começa a chegar na fase da menopausa, entre os 40 e 55 anos de idade – isso é variável de mulher para mulher -, tem queda dos hormônios e aparecem os sintomas: muita canseira, a energia diminui bastante, bem como a libido e o desejo sexual, sente calor, às vezes em excesso, principalmente a noite e na face, e suor excessivo. A Maca Peruana resolve, em grande parte das mulheres, esse problema. Ela age melhorando a disposição da mulher e o seu desejo sexual.
Além de resolver o problema da mulher, auxiliando na diminuição do calor e da sudorese, no homem ela aumenta a fertilidade, fazendo com que os espermatozóides, o sêmen, aumentem de volume e tenham mais motilidade, ficando mais rápidos, e ajudando o homem que tem dificuldade para ter filhos. A Maca Peruana também diminui a próstata, sendo que há vários estudos que mostram que ela é ideal para quem tem Hiperplasia Prostática Benigna, que é o aumento da próstata, muito comum nos homens depois dos 40 anos de idade, ela tem uma ação na 5-alfa redutase, uma enzima que converte a testosterona em dihidrotestosterona, que leva a próstata a aumentar de volume.
Ela é importantíssima para a memória. Há vários trabalhos que mostram que a Maca Peruana age no sistema nervoso central, diminuindo a ansiedade e a depressão.
A Maca Peruana é muito importante também para a osteoporose, já que tem uma ação no metabolismo ósseo. No Peru, as pessoas que consomem a Maca Peruana, comparadas com quem não consome, têm muito menos osteoporose. Ela é um “produtaço”, um super produto, muito legal, muito bom e fitoterápico, que é o mais interessante.
Há outras funções para a Maca Peruana. Ela é um adaptógeno ao estresse, faz com que a pessoa reaja melhor ao estresse. Ela age diminuindo os níveis de glicose no sangue, diminuindo a pressão em quem tem hipertensão (tem uma ação que diminui a hipertensão arterial sistêmica) e, também tem uma ação antienvelhecimento: existe um marcador de envelhecimento que começa a aumentar a Interleucina 6, quando estamos ficando velhos, e ela faz com que diminua essa Interleucina 6, demorando mais para apresentar doenças relacionadas com a idade.
A Maca Peruana é um excelente produto, fácil de ser encontrada em casas de produtos naturais. Ela está disponível em forma de farinha, em pó para dissolver e fazer chá, e em cápsulas manipuladas. Pode ser associada a outros produtos para auxiliar em uma determinada patologia, como por exemplo, na menopausa, é possível usar a Maca Peruana com alguma coisa a mais que agregue valor. Por ser um fitoterápico, a média que costumo passar aos pacientes são de 500 miligramas, de 2 até 4 vezes ao dia, sem problema nenhum.
Quem não pode usar a Maca Peruana? Quem tem, por exemplo, alergia a corantes é melhor não usar, não arriscar usar, porque a Maca Peruana tem uma cor específica que pode levar quem é alérgico a ter uma crise de alergia. Fora isso, tranquilo de ser usado.
Os benefícios que serão alcançados são muito legais, muito bons. Incluindo, o que não citei no texto acima, que ela também melhora bastante a resistência ao exercício físico, inclusive tem vários trabalhos mostrando que ciclistas conseguem aumentar a resistência, começam a pedalar mais e a cansar menos, fazendo uso da Maca Peruana, que é um produto fantástico.
0 Comentários