A Coenzima Q10 é a responsável por ajudar a mitocôndria, que é uma organela dentro da célula, a produzir energia. Ou seja, a Coenzima Q10 aumenta a energia. No entanto, ela é pouco absorvida pelos alimentos e há a necessidade de suplementação. E, quem suplementa com Coenzima Q10 tem inúmeros benefícios, que serão abordados neste texto, além da forma adequada para cada tipo de patologia ou para pessoas saudáveis que querem melhorar a performance nas atividades física e intelectual.
Todas as células do corpo humano tem mitocôndrias. É na mitocôndria que ocorre a produção da energia. Para acontecer essa formação de energia adequadamente existem inúmeros fatores. Um desses fatores que contribui muito com a produção de energia é a Coenzima Q10. Ela está presente em todas as células, como já dito, mas, com o passar dos anos as pessoas vão diminuindo a quantidade de Coenzima Q10 do corpo. Ou seja, onde tem célula precisa de Coenzima Q10. E onde precisa de mais energia? No músculo (que para os exercícios precisa de muita Coenzima Q10) e no coração (que para contrair também precisa de muita Coenzima Q10). Com o passar dos anos há uma diminuição da Coenzima Q10 no organismo.
Por isso, quando é feita a suplementação da Coenzima Q10 existe uma melhora da contratilidade cardíaca e da contração muscular. Para os estudantes e aqueles que precisam estar com a memória ativamente boa a Coenzima Q10 age melhorando a performance de memória. Inclusive há estudos mostrando uma melhora significativa dos pacientes com Alzheimer, com doenças neurodegenerativas – como Parkinson – que fazem uso de Coenzima Q10 porque melhora a energia. Pessoas com fibromialgia, que têm dor no corpo como um todo, às vezes, é deficiência de Coenzima Q10. E, se tomarem a Coenzima Q10, existe uma possibilidade de melhora das dores musculares.
É importante saber onde existe Coenzima Q10 no nosso dia a dia. Ela está presente, principalmente, na carne bovina, no frango, no peixe, e nos vegetais, em especial, no brócolis. Os outros vegetais têm pouca quantidade de Coenzima Q10, o que significa que para os vegetarianos é muito importante a suplementação.
Com o passar do tempo, depois dos 40 anos de idade, a maioria das pessoas têm dificuldade de digerir a carne que come por deficiência de enzimas digestivas e isso também contribui para que a pessoa absorva cada vez menos Coenzima Q10.
A Coenzima Q10 é um suplemento que necessita ser ingerido junto com a alimentação para ter uma absorção melhor, porque ela é lipofílica, precisa de gordura para ser melhor absorvida. Se você tomar Coenzima Q10 como suplementação com o estômago vazio, 60% dela será perdida no intestino e eliminada nas fezes.
Existem alguns medicamentos que diminuem a Coenzima Q10, sendo importante também a suplementação. Por exemplo, Estatinas, que são medicamentos que diminuem o colesterol. Eles fazem com que haja uma diminuição na quantidade e na produção de Coenzima Q10, acarretando sintomas de fadiga, cansaço e mialgia (dores musculares quando faz exercícios físicos).
Quem faz uso de antidepressivo da classe dos Tricíclicos (Amitriptilina e Nortriptilina), é importante também usar a Coenzima Q10 porque ela diminui os betabloqueadores, como Propranolol.
Quem pratica atividade física, faz esporte ou vai todos os dias para a academia, e quer melhorar a performance física, é muito importante usar Coenzima Q10 porque já gasta muita energia. Então, o atleta, seja ele amador ou profissional, precisa suplementar.
A Coenzima Q10 também é chamada de Ubiquinona. Você pode suplementar dessa forma ou com Ubiquinol, que é a forma ativa da Coenzima Q10, uma forma mais “pronta”, que tem, também, um poder antioxidante muito importante. Aí você une o útil ao agradável consumindo o Ubiquinol.
A dica para quem for consumir Coenzima Q10 é de 100 até 500 miligramas, tranquilamente, todos os dias. Se for praticante de esporte pode chegar a 500 miligramas de Coenzima Q10, ou Ubiquinona, duas vezes ao dia. Se for usar o Ubiquinol, que é a forma já reduzida e tem um poder antioxidante, você pode usar uma dose menor que vai fazer o mesmo efeito que a Coenzima Q10 em uma dose maior. O Ubiquinol pode ser usado de 30 a 100 miligramas por dia. Quem pratica esporte, faz uso de Estatinas, ou faz uso de algum medicamento que inibe a Coenzima Q10, pode ingerir até 200 miligramas de Ubiquinol. E, quando começar a usar Coenzima Q10, com certeza irá notar a diferença que vai dar na sua vida.
0 Comentários