Os benefícios da Ora-pro-nóbis para a saúde

A planta Ora-pro-nóbis, que significa orai por nós, é extremamente rica em nutrientes, fácil de plantar – é possível ter no quintal – e tem muitos benefícios.

Ela é abundante em aminoácidos, sendo 25% da sua folha composta por aminoácidos, além de conter triptofano, que é um aminoácido essencial que produz serotonina, gerando bem-estar (em vez de tomar um antidepressivo para aumentar a serotonina, é possível usar alimentos ricos em triptofano para aumentar a quantidade de serotonina naturalmente).

Nutricionalmente, em relação à proteína, a Ora-pro-nóbis é excelente. Ela pode ser usada por pessoas que são vegetarianas ou veganas para suplementação, para complementar a alimentação sem carne. A folha desta planta pode ser colhida, lavada e ingerida como salada, crua, ou pode ser preparada em pratos quentes, fervida, mantendo suas características. É mastigável, possui um sabor bastante agradável e é muito usada em pratos típicos de Minas Gerais, inclusive, em Sabará ela é o símbolo da cidade. Ela é rica em vitamina A, vitamina B, principalmente a vitamina B9, ácido fólico e deve ser consumida por mulheres grávidas, rica em vitamina C, que aumenta a imunidade, rica em ferro para tratar a anemia. Pode ser consumida na forma de planta, na forma de chá ou ser acrescentada em farinhas. Com isso, pode ser usada no combate à desnutrição e, em lugares carentes do Brasil, seria uma opção muito interessante lembrar que existe uma planta simples, barata, muito fácil de plantar e que nasce em qualquer solo.

O brasileiro está acostumado a comer saladas de plantas tradicionais, como alface e rúcula, mas é preciso quebrar esse paradigma de ingerir somente esses tipos de vegetais e acrescentar no dia a dia a moringa oleifera e a Ora-pro-nóbis, que trazem muitos benefícios para a saúde, além de poderem ser plantadas no quintal, já que são muito fáceis de nascer em vasos ou qualquer tipo de solo.

ora pro nóbis

Sobre o Autor

Dr. Juliano Teles
Dr. Juliano Teles

Médico há mais de 20 anos, formado pela UNESP – Faculdade de Medicina de Botucatu onde realizei residência médica e especialização em cirurgia geral e do aparelho digestivo. Sua trajetória profissional teve em Tatuí/SP – sua cidade natal – onde passou atual no ambito hospitalar e a clinicar como gastro e cirurgião geral, realizando os procedimentos de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Pós graduado em nutriendocrinologia e nutrologia, em busca de novos conhecimentos realizou inumeros cursos sobre metabolismo e bioquímica, afim de proporcionar aos seus pacientes um atendimento individualizado e satisfatório com os resultados obtidos.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

12 − oito =